domingo, 16 de março de 2008

ATIVIDADE 3 - Desenho de Paisagem

A paisagem ocupa lugar secundário na hierarquia acadêmica até o século XVIII, e a partir do século XIX ela se alça ao primeiro plano. Uma das inovações na representação da natureza a partir de então diz respeito à pintura ao ar livre, que se populariza com a invenção da bisnaga descartável para tintas. O contato cada vez mais intenso com a paisagem observada de perto - e o simultâneo desinteresse pelas paisagens alegóricas e míticas - provoca uma renovação no gênero paisagístico.







A pintura de paisagens no século XIX tem no impressionismo expressão destacada. A observação da natureza a partir de impressões pessoais e sensações visuais imediatas, a suspensão dos contornos e dos claro-escuros em prol de pinceladas fragmentadas e justapostas e o aproveitamento da luminosidade e uso de cores complementares, favorecidos pela pintura ao ar livre, são os traços principais da renovação estilística empreendida por Claude Monet (1840 - 1926), Pierre-Auguste Renoir (1841 - 1919), Camille Pissarro (1830 - 1903), entre muitos outros. As paisagens executadas pelos chamados neo-Impressionistas - Georges Seurat (1859 - 1891) e Paul Signac (1863 - 1935) - colocam sua ênfase na pesquisa científica da cor, decomposta e recomposta na série de pontos e manchas que cobrem a superfície da tela (Um Domingo de Verão na Grande Jatte, de Seurat, 1886).













ATIVIDADE: Produzir um desenho de paisagem.

Trabalhos produzidos em sala de aula:















ATIVIDADE 2 - Natureza Morta





Natureza morta é um gênero de pinturas em que se representam seres inanimados, como frutas, flores, livros e objetos.
O termo natureza morta se refere à arte de pintar, desenhar, fotografar composições ou objetos inanimados.




















Natureza Morta com maçãs (1890), Paul Cézanne, (óleo sobre tela, 35.2 x 46.2 cm) Museu Hermitage, São Petersburgo.


Van Gogh, Natureza morta

















Renoir, Bouquet de Chrysanthèmes



Atividade: Faça em seu caderno uma natureza morta.


Trabalhos realizados em sala de aula:


Raissa Figueiroa - grafite sobre o papel.

quarta-feira, 12 de março de 2008

ATIVIDADE NÚMERO 1: Interpretação pessoal da música




Clube da Esquina 2
(Lô Borges/ Márcio Borges/ Milton Nascimento)

Porque se chamava moço
Também se chamava estrada
Viagem de ventania
Nem se lembra se olhou pra trás
Ao primeiro passo, asso, asso
Asso, asso, asso, asso, asso, asso
Porque se chamavam homens
Também se chamavam sonhos
E sonhos não envelhecem
Em meio a tantos gases lacrimogênios
Ficam calmos, calmos
Calmos, calmos, calmos
E lá se vai mais um dia
E basta contar compasso
E basta contar consigo
Que a chama não tem pavio
De tudo se faz canção
E o coração na curva
De um rio, rio, rio, rio, rio
E lá se vai...E lá se vai...
E o rio de asfalto e gente
Entorna pelas ladeirasEntope o meio-fio
Esquina mais de um milhão
Quero ver então a gente, gente
Gente, gente, gente, gente, gente
E lá se vai vai vai




Onde ouvir: http://www.youtube.com/watch?v=4RWMzcRgYsc&feature=related



http://www.youtube.com/watch?v=oG5iRSB5zFg&eurl=http://vagalume.uol.com.br/lo-borges/clube-da-esquina-2.html

Atividade:


Após ouvir a música e ler sua letra, fazer um trabalho destacando a parte que mais lhe interessou.

Trabalhos realizados em sala de aula:









"Músico", Rafael Mássimo Martins - Grafite sobre o papel, 21X 29,7 cm

















"Aurora" , Cynthia Campos Teixeira - lápis de cor sobre o papel, 21X 29,7 cm















Sarah Brant - grafite sobre o papel, 21X 29,7 cm







"O homem sem rosto", Taynara Martins - grafite sobre o papel, 21X 29,7 cm